segunda-feira, 26 de julho de 2010

62ª Reunião Anual da SBPC

Estou cobrindo a 6ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que está sendo realizada nesta semana em Natal. Cidade que, orgulham-se os natalenses, tem 357 dias de sol por ano. Pois nesta semana está chovendo por aqui. Abaixo a primeira matéria que fiz, para o site da própria SBPC:
SBPC defende institutos de pesquisas como entidades
principais para o desenvolvimento tecnológico do país

O Brasil precisa de um modelo de desenvolvimento que faça a aliança entre o conhecimento científico e a economia, no qual a ciência realmente seja projetada nas atividades econômicas e que leve benefícios mais direta e mais rapidamente à sociedade. A ideia foi defendida pelo presidente da SBPC, Marco Antonio Raupp, durante a abertura da 62ª Reunião Anual da entidade, ocorrida ontem à noite, em Natal (RN). Para isso, ele considera imprescindível o fortalecimento dos institutos de pesquisa, que são os entes mais apropriados para fazer a intermediação do conhecimento científico com o sistema produtivo.

Raupp ressalvou, no entanto, que as universidades não devem ser menosprezadas nesse processo. “Naturalmente que as universidades são parte importante no sistema que contempla a ciência como fator de geração de riqueza”, explicou. “Não podemos nos esquecer, porém, que o papel fundamental da universidade é a formação de profissionais qualificados, para satisfazer às diversas demandas da sociedade, além da realização de pesquisa científica que contribua para a evolução do conhecimento em suas mais diferentes áreas.” Para o presidente da SBPC, em resumo, a universidade tem de estar sempre pronta para interagir com os grandes desafios do pensamento e promover e disseminar o conhecimento. Leia mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário